Gestão de Rotas

Para possibilitar que a IPBrick realize encaminhamento de chamadas entre as várias interfaces de rede, torna-se necessário a definição de rotas específicas de acordo com a numeração telefónica.

Como se pode verificar na Figura 4.84 existem estes tipos de rotas:

Figura 4.84: VoIP - Gestão de Rotas
Image 20705voip

Rotas Locais

As Rotas Locais (Figura 4.85) permitem configurar uma interligação entre a LAN, PSTN, o PBX ou a INTERNET.

As opções possíveis por pré-definição são:

Se existirem outros interfaces configurados, poderão ser adicionados à lista de rotas, sendo para isso necessário clicar na ligação Rotas Locais Disponíveis (Figura 4.85) e depois adicionar as rotas necessárias.

Figura 4.85: VoIP - Rotas Locais
Image 20719voip_routes

A ligação Inserir no Menu Topo permite inserir uma das rotas referidas. Após inserir, cada tipo de rota possui uma ligação que a permite configurar. Ao aceder a esta interface é possível escolher uma destas opções:

Rotas de Saída

Esta opção torna possível configurar quais das chamadas serão direccionadas a um servidor SIP que ficará responsável por encaminha-las para o seu destino (Figura [*]). Este reencaminhamento é efectuado através de prefixos que poderão ser inseridos clicando no nome da rota e depois no link Inserir por cima da tabela de prefixos. Para alterar ou remover uma rota basta clicar no seu nome e depois na ligação Alterar ou Apagar respectivamente.

Para adicionar uma nova rota se saída clique em Inserir. As Opções Básicas são:

O proxy RTP é uma funcionalidade fornecida pela IPBrick e que permite intermediar todo o fluxo de pacotes RTP entre dois terminais VoIP (ou User agents na terminologia SIP). É utilizado para transposição de NAT, ou seja, quando algum terminal de VoIP está "atrás" de um NAT. Os prefixos inseridos nesta rota estarão disponíveis automaticamente para os telefones SIP e para os telefones ligados ao PBX. Se existirem interfaces adicionais e for pretendido utilizar uma rota SIP, é necessário adicionar a rota INTERFACE->INTERNET (por exemplo PBX1->INTERNET ou GSM->INTERNET), incluir nessa rota um prefixo igual ao da rota para o servidor SIP e incluir o prefixo (na opção Incluir prefixo escolher Sim).

Lista de servidores SIP para registo

Aqui é possível visualizar a lista de endereços SIP4.25 já configurados (Figura 4.86). Ao Inserir um novo, a página gerada pede os seguintes dados:

Após os dados terem sido inseridos, é necessário clicar no botão Inserir para confirmar a inserção do endereço. O próximo passo é registar as contas no servidor SIP local. Ao clicar em Inserir temos a s seguintes opções:

Figura 4.86: VoIP - Servidor SIP para registo
Image 20720voip_sipservers



Notas de rodapé

... ENUM.4.23
Conjunto de protocolos que tem como objectivo a associação da numeração telefónica a um novo registo no DNS. Deste modo um número de telefone irá corresponder a um SIP address
... DTMF4.24
Dual-tone multi-frequency
... SIP4.25
Session Initiation Protocol
iPortalMais