Entrada

Grupos de Chamadas

Neste interface (Figura 4.53) é possível definir grupos de resposta, ou seja, um grupo de telefones que tocarão simultaneamente quando o acesso ao grupo é feito. Para definir um grupo é necessário preencher:

Figura 4.53: VoIP - Grupos de Chamadas
Image 20723voip

Sequência de atendimento

Nesta secção é possível definir uma sequência de atendimento, ou ver/ alterar/ remover as sequências já definidas. Para adicionar uma nova sequência é necessário clicar em Inserir, definir um nome para a sequência, seleccionar se o voicemail fica ou não activo e em Acesso directo adicionar os endereços DID/SIP/ANA dos telefones pelos quais a sequência será activada.

Se for pretendido adicionar um Acesso directo para uma extensão definida na IPBrick, é possível escolher SIP e no endereço seleccionar a extensão. Em Sequência é possível adicionar os telefones que irão tocar pela ordem desejada e o tempo em que cada um toca até passar ao seguinte.

Para definir uma seqência de atendimento é necessário preencher os seguintes campos (Figura 4.54):

Figura 4.54: VoIP - Definições de Sequência
Image 20721voip

Pode ver-se na Figura 4.55 uma lista de sequências de atendimento.

Figura 4.55: VoIP - Lista de Sequências de atendimento
Image 20722voip

Atendimento Interactivo

Nesta secção (Figura 4.56) é possível definir menus de atendimento interactivo. Para isso é necessário clicar em Inserir para adicionar um novo:

Figura 4.56: VoIP - Configuração de atendimento IVR
Image 20724voip

Um IVR só pode ter uma mensagem de atendimento sem qualquer atalho ou acesso directo. Exemplo: Um mensagem a dizer que a empresa está fechada, de modo que o IVR possa ser usado na programação, por exemplo (Figura 4.57).

Figura 4.57: VoIP - IVR Simples
Image 20724voip_ivr2

Conferência de chamadas

Neste interface (Figura 4.58) é possível criar conferências. Para criar uma simples conferência estática basta clicar Inserir:

Figura 4.58: VoIP - Inserção de conferência de chamadas
Image 20727voip_conf01

Figura 4.59: VoIP - Lista de conferência de chamadas
Image 20727voip_conf02

Também é possível permitir a criação de conferências dinâmicas. Para isso, é preciso clicar em Conferências Dinâmicas (Figura 4.59), modificar a opção Activar para Sim e inserir o(s) endereço(s) e/ou número(s) para os Acessos Directos (Figura 4.60). Nas conferências dinâmicas, quando alguém telefona para o acesso directo, é possível entrar automaticamente numa conferência existente ou criar uma nova.

Figura 4.60: VoIP - Conferências dinâmicas de chamadas
Image 20727voip_conf03

Parqueamento de Chamadas

Aqui (Figura 4.61) é possível activar ou desactivar a opção de chamadas em espera.

Figura 4.61: VoIP - Parqueamento de chamadas
Image 20712voip

Caso esta opção seja activada, é necessário definir uma extensão para colocar as chamadas em espera, assim como as extensões virtuais nas quais as chamadas vão ser colocadas (Figura 4.62). Para aceder a estas chamadas é necessário digitar no telefone # mais a extensão virtual da chamada.

Figura 4.62: VoIP - Parqueamento de chamadas - Alterar
Image 20718voip

Escalonamento

Esta opção (Figura 4.63) permite definir o comportamento do PBX IP para todo o dia. Habitualmente, este é o serviço de entrada mais importante, porque a partir daqui podemos contactar todos os outros serviços configurados.

Figura 4.63: VoIP - Escalonamento
Image 20713voip

É necessário clicar na opção Inserir (Figura 4.64) e configurar os primeiros parâmetros:

A seguir, é necessário adicionar regras para este agendador de tarefas. Para isso:

Explicação dos campos:

Figura 4.64: VoIP - Inserir Regras
Image 20728voip

NOTA: Se não seleccionar a hora ou os dias da semana/mês, hora ou meses, a regra será válida respectivamente para todo o dia. Uma regra como esta é chamada de regra por defeito;

Na Figura 4.65 podemos ver o exemplo da implementação de um agendamento. Pode ver que a regra 4 é usada das 19:01 até às 08:59, porque é o tempo predefinido. Contactará um IVR simples com uma mensagem de voz que informa que não se encontra ninguém na empresa para atender o telefone.

Figura 4.65: VoIP - Escalonamento - Lista de Regras
Image 20728voip_sch02

DISA

O DISA4.21 (Figura 4.66) é um serviço que permite a alguém não directamente ligado à IPBrick ou à central PBX obter um sinal de chamada interna e efectuar chamadas como se estivesse directamente ligado à rede interna. O utilizador contacta o número de acesso ao DISA e deve digitar uma password seguida da tecla #. Se a password estiver correcta, o utilizador ouvirá um sinal a indicar que pode marcar o número. Também pode utilizar este serviço sem usar uma password se o desejar. Os campos necessários para configurar um serviço DISA são:

Figura 4.66: VoIP - DISA - Inserir
Image 20729voip

Callback

A característica Callback tem como objectivo principal poupar gastos nas chamadas internacionais. Permite às pessoas efectuar chamadas através do serviço de callback da IPBrick, a IPBrick bloqueará a chamada e voltará a ligar para o número que fez a chamada. A callback normalmente será feita usando uma conta SIP do operador VoIP, assim a baixo custo.

Ao inserir uma callback, as opções disponíveis são as seguintes:

Figura 4.67: VoIP - Retorno de Chamada a qualquer número
Image 20730voip_callback01

Figura 4.68: VoIP - Retorno de Chamada a números autorizados ou hangup
Image 20730voip_callback02

Figura 4.69: VoIP - Retorno de Chamada a números autorizados ou redireccionar
Image 20730voip_callback03

Chamadas em espera

Aqui (Figura 4.70) é possível definir as chamadas em espera. Ao contactar o telefone definido no Acesso directo a pessoa que o faz será colocada em espera se houver outra chamada. Poderá ser definida uma mensagem de atendimento a qual será ouvida quando a chamada estiver em espera. Poderá ser definida uma mensagem de atendimento que será ouvida quando a chamada for colocada em fila de espera. Também é possível escolher mensagens predefinidas em: Seleccionar mensagens informativas
da fila a qual poderá informar a pessoa que faz a chamada sobre a sua posição na fila de espera e o tempo entre essas mensagens.

As definições visíveis quando clicamos em Inserir são as seguintes:

Figura 4.70: VoIP - Definição Filas de Espera
Image 20730voip

Quando uma chamada em espera é introduzida, existem as seguintes opções no topo: Retroceder, Modificar, Apagar e Membros. Por isso, o passo seguinte é definir que telefones IP ou/e utilizadores LDAP serão associados à chamada em espera. Ao clicar em Membros, obterá uma lista de telefones e utilizadores, como mostra a Figura 4.71.

Figura 4.71: VoIP - Membros Fila de Espera
Image 20730voip_settings



Notas de rodapé

... DISA4.21
Direct Inward System Access
iPortalMais