O serviço de QoS7.3 (Figura 7.25) presente na IPBrick permite personalizar níveis de prioridade de tráfego, orientados para a interface externa, garantindo assim um certo nível de qualidade de serviço para o utilizador final. É importante desde logo indicar o valor da largura de banda disponível na ligação para a internet. A partir destes dados conseguem-se estabelecer regras de prioridade entre os vários tipos de tráfego numa rede. Por exemplo: Ao invés da ligação à internet estar completamente ocupada pelo serviço de email, porque não limitar a largura de banda atribuída áquele serviço e garantir um mínimo para o tráfego web.
Listagem das Interfaces Públicas disponíveis (normalmente será só ETH1) e o estado do serviço para cada placa de rede. Clicando no estado permite transitar entre activo e inactivo. Clicando na placa de rede permite aceder ao formulário de gestão deste serviço (Figura 7.25).
Em Configurações genéricas (Figura 7.26) é possível definir qual a largura de banda máxima permitida para download e upload.
Na secção Estrutura existem três classes de prioridade definidas, cada uma delas já com filtros pré-definidos. É possível definir novos filtros para cada classe de prioridade, especificando os seguintes campos:
Tipos de filtro: Do tipo ACK (confirmação de recepção de pacotes) ou Geral;
ToS7.4:
Protocolo: Tipo de protocolo a aplicar no filtro;
IP origem;
Porto origem;
IP Destino;
Porto destino.
A Classe de Prioridade 1 tem sempre prioridade máxima, sendo o tráfego definido na Classe de Prioridade 3, o menos prioritário.
ToS7.4