Gestão de Rotas

Para possibilitar que a IPBrick realize encaminhamento de chamadas entre as várias interfaces de rede, torna-se necessário a definição de rotas específicas de acordo com a numeração telefónica.

Como se pode verificar na Figura 4.100 existem estes tipos de rotas:

Figura 4.100: VoIP - Gestão de Rotas
Image 20705voip

Rotas Locais

As Rotas Locais (Figura 4.101) permitem configurar uma interligação entre a LAN, PSTN, o PBX ou a INTERNET.

As opções possíveis por pré-definição são:

Se existirem outros interfaces configurados, poderão ser adicionados à lista de rotas, sendo para isso necessário clicar na ligação Rotas Locais Disponíveis (Figura 4.101) e depois adicionar as rotas necessárias.

Figura 4.101: VoIP - Rotas Locais
Image 20719voip_routes

A ligação Inserir no Menu Topo permite inserir uma das rotas referidas. Após inserir, cada tipo de rota possui uma ligação que a permite configurar. Ao aceder a esta interface é possível escolher uma destas opções:

Rotas de Saída

Esta opção torna possível configurar quais das chamadas serão direccionadas a um servidor SIP que ficará responsável por encaminha-las para o seu destino (Figura 4.102). Este reencaminhamento é efectuado através de prefixos que poderão ser inseridos clicando no nome da rota e depois no link Inserir por cima da tabela de prefixos. Para alterar ou remover uma rota basta clicar no seu nome e depois na ligação Alterar ou Apagar respectivamente.

Para adicionar uma nova rota de saída clique em Inserir. As Opções Básicas são:

Ao escolher Opções Avançadas os seguintes parâmetros serão visualizados:

Figura 4.102: VoIP - Definição de rota de saída
Image 20720voip

Se a rota de saída é IAX, os parâmetros são:

Se a rota de saída for do tipo Local, as configurações básicas são:

Figura 4.103: VoIP - Local - Opções Básicas
Image ob1

Mas se clicar em Opções Avançadas um novo grupo de campos aparecerá:

Figura 4.104: VoIP - Local - Opções Avançadas
Image ob2

Clique em Inserir para criar a rota.

Prefixos

Os prefixos inseridos em qualquer destas rotas de saída estarão disponíveis para os telefones SIP e para os que estão ligados ao PBX.

Estas são as opções disponíveis (avançadas):

Figura 4.105: VoIP - Definição de prefixo
Image 20719voip_crest

Codecs

Para cada rota de saída é possível definir quais os codecs serem utilizados (clique em Alterar) e qual a sua prioridade (opção Ordenar).

Figura 4.106: VoIP - Codecs
Image rm-codecs

Lista de servidores SIP para registo

Aqui é possível visualizar a lista de endereços SIP4.26 já configurados (Figura 4.107). Quando inserir um novo endereço será pedido a seguinte informação:

Depois de inserir os dados é necessário clicar no botão Inserir para confirmar o endereço. O próximo passo é registar as contas no servidor SIP local. Ao clicar em Inserir encontraremos as seguintes opções:

Nota: Para configurar o número interno para onde o operador irá transferir as chamadas recebidas da internet, crie um telefone em Gestão de Telefones, IVR, Grupo de Chamadas etc. em Funções > Entrada.

Nota: De forma a definir o destino das chamadas recebidas, deverá configurar uma marcação rápida ou usar a função para esse propósito.

Figura 4.107: VoIP - Servidor SIP para registo
Image 20720voip_sipservers



Notas de rodapé

... ENUM.4.23
Grupo de protocolos cujo objectivo é associar a numeração telefónica a um novo registo DNS. Desta forma, um número de telefone corresponderá a um endereço SIP.
... DUNDi.4.24
Sistema peer-to-peer para localizar gateways de Internet para serviços de telefonia. Ao contrário dos tradicionais serviços centralizados (como o ENUM), o DUNDi é distribuído sem qualquer tipo de autoridade centralizadora
... DTMF4.25
Dual-tone multi-frequency
... SIP4.26
Session Initiation Protocol
IPBRICK