Após a sua configuração e instalação física na máquina é necessário efectuar a sua configuração na IPBrick. Para isto é necessário saber de que forma foi feita a configuração física da placa, isto é, a configuração de cada porta.
Depois da instalação física do hardware, a configuração das placas é efectuada a partir da interface web da IPBrick através do menu:
Configurações Avançadas - Telefonia - Cartas
Para inserir é necessário escolher a ligação Inserir
, e seguidamente indicar (conforme é visível na Figura 7.68):
Menu de inserção de placas:
Tipo de placa
: Pode ser analógica, RDIS BRI ou RDIS PRI;
Fabricante
: Dependendo do tipo de placa, pode ser:
BRI ISDN
: Compatível com Beronet (HFC chipset);
PRI ISDN
: Compatível com Digium (predefinição), Open Vox, Sangoma;
Analógica
: Compatível com Digium (predefinição), Open Vox.
Número de portas
: Número de portas que a placa possui;
Configuração de portas
: Cada porta pode ser configurada para ligar aos interfaces pre-definidos: PBX ou PSTN. No caso de placas RDIS BRI existem ainda as seguintes configurações:
Analógica: Ligação a PBX, assim o porto da carta actuará como fxs Ligação a PSTN, assim o porto da carta actuará como fxo ISDN BRI: Ligação a PBX, assim o porto da carta actuará como NT PtP ou NT PtMP Ligação a PSTN, assim o porto da carta actuará como TE PtP ou TE PtMP (PtMP = 1 a N possíveis terminais. Contacte o operador PSTN) ISDN PRI: Ligação a PBX, assim o porto da carta actuará como NET Ligação a PSTN, assim o porto da carta actuará como CPE
O estado de cada porto é apresentado conforme pode ver na Figura 7.69.
Detalhes:
tx
ou rx
(ISDN PRI) ou os jumpers da carta jumpers (ISDN BRI);
vermelho
;
Se nenhuma carta está presente ou se nenhuma for detectada a mensagem exibida será: NA
.
Para cada carta inserida existem 3 opções: Voltar
, Modificar
e Apagar
(Figura 7.69).
Se a porta estiver ligada à rede fixa (PSTN) é necessário configurar o setting como TE. Se a porta estiver ligada a uma central PBX é necessário configurar a porta como PBX e o setting como NT. Caso seja usada umas das portas RDIS para FAX (comportando-se normalmente como um PBX) é necessário configurar a porta como FAX (para aparecer esta opção é necessário configurar um interface FAX - menu que será abordado de seguida) e o setting como NT. No caso de existir um interface GSM configurado numa das portas, é necessário escolhe-lo da lista e configurar o setting como TE. No caso da configuração de uma ISDN PRI, é necessário indicar se a linha utiliza o protocolo R2 (protocolo utilizado no Brasil) e se o CRC4 está activo na linha.
Após a configuração da placa, poderemos visualizar uma listagem com as placas configuradas, conforme é visível na Figura 7.70.
IPBRICK