Definições da rede

Em Definições da Rede, é possível configurar as seguintes propriedades das interfaces de rede:

O parâmetro Estado irá visualizar o estado físico da ligação:

A opção Alterar irá mudar estes parâmetros. A opção Inserir irá adicionar um novo endereço IP alternativo para o interface. Exemplo: eth0:1, eth0:2.

No caso da IPBrick funcionar como um servidor de Intranet (IPBrick.I) apenas é necessário configurar a interface privada. Neste caso, a interface pública pode ficar com as configurações por defeito e não deve ter um cabo de rede ligado.

Se o servidor tem mais placas de rede (ETH2, ETH3...), elas são listadas como privadas mas nenhuma regra serão adicionadas automaticamente à firewall. Isto significa que todo o tráfico para essas novas placas será negado.

Se a IPBrick funcionar como um servidor de Comunicações (IPBrick.C) ou se acumular as funções de Intranet e de Comunicações (IPBrick.I + IPBrick.C), é necessário configurar as duas interfaces de rede (nestas duas situações, o servidor onde foi instalada a IPBrick, deverá ter duas placas de rede).

Para alterar as definições das interfaces de rede, é necessário clicar em ETH0 ou em ETH1.

A opção agregação (bonding) de placas de rede pode proporcionar uma solução de failover (redundância), balançeamento de carga e aumento da velocidade de ligação. Para obter bons resultados em bonding, o switch onde as placas de rede são ligadas deve suportar o standard da ligação Dinâmica IEEE 802.3ad (Figura 7.2).

Em termos de configuração deverão ser seguidos estes passos:

Nota: A interface privada é a primeira placa de rede que a IPBrick detecta no servidor onde foi instalada. Se o servidor tiver uma segunda placa de rede, esta será configurada como interface pública. A firewall está já pré-configurada com regras específicas para reconhecer a ETH0 como interface privada e a ETH1 como interface pública. Se o servidor tiver mais placas de rede (ETH2, ETH3...) elas vão ser consideradas sempre como privadas.

Nota:Os endereços físicos das placas de rede (MAC address) devem sempre ser associados a cada uma das interfaces de rede. Deste modo garante-se que se a máquina tiver que reiniciar nunca existirá uma troca dos interfaces nas placas de rede.

IPBRICK